top of page
Buscar

UMBANDISTA: "UMBANDA" OU UMBANDA

  • tuaioka
  • 7 de nov. de 2019
  • 4 min de leitura

O tal "Pão e Circo" ou Umbanda. Customização da fé... (A maioria dos umbandistas não vão ler, mas enfim, tentei)

Umbandista, na sua maioria, não são seres que gostam de pensar! Resquícios da crinstandade. Não conhecem a raiz de sua religiosidade. Praticam pelo o que dizem, por medo ou romantismo. Aceitam qualquer coisa, que qualquer um fala em vídeos do YouTube, compram apostilas desconexas, fazem cursos EAD.

Aprendi que o ser humano busca uma fé customizada, em qualquer religião; na Umbanda não seria diferente. Buscam dentro de uma religião ou religiosidade aquilo que favorece/justifica seu ego, seus anseios, sua percepção de vida. Um dia já fiz isto, não nego. Tento me melhorar todo dia! Umbanda tem História, tem Raiz, tem Fundamento? Sim, tem. Em prol de uma falsa caridade todo dia nasce modalidades de Umbanda. Cada uma customizada ao bel-prazer de seu teórico!

E se ele é um medium extremante anímico ou na pior das hipóteses mistificador? Não julgo o mérito. Não sou Xangô, nem quero e nem posso, sou limitado.

O que posso é causar a REFLEXÃO...

Tudo isto é acalentado por aqueles que possuem sua raiz e apaziguado por aqueles que sabem, mas falam com dedos. Ao invés de "criarem" uma nova Umbanda ou novas "Umbandas", o porquê não buscam suas raízes e fazem brotar? Como um dia eu fui idiossincrático, sim um neologismo que faço uso, porque não estudam, não enxergam, não se adequam? Ah sim, porque é salutar lidar com meu ego sem que haja auto-conhecimento! Senão o que seria de mim?

Temos bons teóricos sobre a Umbanda Raiz: Leal de Souza, Lilia Ribeiro, Padrinho Juruá, Diamantino Trindade, alguns talvez eu desconheça e peço perdão. Alguns por respeito tiveram que fundar suas escolas teóricas, com outros nomes, para dizerem: "Isto é Umbanda Raiz" Triste isto... Não desmereço a liturgia de nenhum terreiro, cada casa tem sua singularidade, o complicado são as invencionices. O mal da Umbanda é a tal "caridade", onde tudo posso, tudo alcanço, faço o que acredito. Se alguém que estudou fala, aí vem a resposta: "Isto não é Umbanda, não é caridade"

Eis algumas invencionices: - Sem Exu não se faz nada - Orixá Pombagira ou Deusa - Exu Orixá - Curso de Sacerdócio (a Umbanda não possui Sacerdote) - Giras de Exu abertas com vestimentas diversas da roupa Branca. - Orixás como divindades ( Orixás na Umbanda não são deuses, mas Forças de Deus, diferente do Candomblé) - Sacrificio Animal - Atabaques - Festas suntuosas para Orixás - Umbanda é sincrética - Camarinha - Bori de Umbanda - Assentamento de entidade E por aí vai as loucuras...

Pergunte a um Umbandista o que é: - Mesa de Umbanda - Mesa de Trabalho - Semirombas? - Ponteiros - Para serve as bebidas no pontos riscados - O tal "Rosário" que fala nos pontos cantados de pretos velhos - Despacho demandatório - Oferenda - Amaci - Umbanda veste branco. Tudo isto é Umbanda! A maioria não sabe. Um dia também não sabia e tentei aprender. Se algum guia no passado não ensinou, principalmente nos médiuns realmente inconscientes, o porquê agora tem?

Depois que um teórico escreveu sobre a tal "Umbanda Sagrada", tudo justificam por ele. Qual a fonte? Foi o guia de frente que falou. Kardec nos ensina que nem todo espírito traz conhecimentos plausíveis, alguns ainda estão presos a sua materialidade. Não é porque é espírito que tem voz de ensino. Estão enriquecendo em nome da "Umbanda", enquanto os que praticam ela tem que trabalhar no seu serviço civil como qualquer ser humano que vive em uma sociedade ou já possui bens e pode se dar a caridade sem ganhar nada financeiro em troca, ou ainda possui um terreiro muito grande em que os filhos da casa por concordância mantém o dirigente. Sem mais cobranças! Sabiam que terreiros de Umbanda Raiz estão fechando suas portas porque não se vendem?

Antes de me julgarem, estudem. Usem o Bom Senso e Razão, não dói.

Minha casa está errada? Não disse isto, afinal cada casa tem sua liturgia e doutrina. O problema são as "visagens", criações baseadas nas mediunidades mal educadas

Só recomendei que estudassem, compreendessem suas raízes antes que praticassem. Usar nomes é fácil, quero ver justificarem historicamente o porquê usam. Talvez encontrem raízes africanas lindas e dignas de respeito em seu culto, talvez encontrem outras raízes; usando claro, o nome e o mérito de cada culto. Temos Calundu, N'Banda, Candomblé com todas suas nações, Macumba Carioca, Quimbanda, Batuque, Candomblé de Caboclo, Jurema, Umbanda, entre outros..Cultos tão lindos e dignos de respeito.

"Umbanda tem fundamento e é preciso preparar"

Não sou o Juiz do mundo, mas também não sou louco a ponto de praticar um culto e usar o nome do outro.

Estão criando um "Pão e Circo" Umbandista, customizando a Fé.

Um dia vieram alguns guias na Terra: Caboclo das Sete Encruzilhadas, Pai Antônio e Ogum Mallet e derão as diretrizes do que seria Umbanda no seu cerne, não se importando com a liturgia de cada casa. Repito: ela tem uma raiz, um cerne. Caso não queira praticar porque acha antiquado ou por outros motivos, funde um culto com espíritos e dê outro nome, é mais digno ou procure o nome do que está praticando, talvez deve existir. A Tenda Nossa Senhora da Piedade ou Cabana Pai Antônio nunca se pronunciaram sobre isto, quem é você para se pronunciar? Talvez me perguntem. Queria saber o porquê, nem que fosse a ordem de um guia sobre a tal liberação e eu obedeceria. O que não gosto é de achismos ou passação de pano. Estou aberto ao diálogo. Não sou a verdade do mundo, apenas um filho da Umbanda.

Pai Reinaldo - T.U.A.

 
 
 

Comments


Postagens em destaque
Postagens recentes
Arquivo
Search By Tags

Número de Visitas no Site

Entre em contato 
conosco
(Clique nos ícones abaixo)

 

  • Ícone de App de Facebook
  • Ícone do Whatsapp
  • Ícone de App do Google +

SESSÃO DE ATENDIMENTO Sextas-feiras, às 20 h.

Após o horário de início não é permitda a ENTRADA.

Entrada a partir das 19h 45'.

É VETADO o atendimento com as entidades se o consulente estiver trajando:

SHORTS, BERMUDA, SAIA CURTA E DECOTES.
 

LOCALIZAÇÃO:

clique no ícone abaixo e seja encaminhado ao mapa.

 

Rua Apucarana, 445       Jd. Paraná

           (Próximo ao A.M.E.)        

Assis - SP

​18 - 99736 1157


Email : t.u.aioka@gmail.com

 


© 2021 por T.U.A.

 

bottom of page